terça-feira, 19 de abril de 2011

Black

Tirando um pouco do pó *assopra*


O preto, o inverso do branco, é a cor da noite e da escuridão. Por milhares de anos representou a tristeza, o pecado e a morte. é a cor tradicional do luto, e na mitologia clássica a própria Morte aparece em uma veste de zibelina. Outra antiga associação é ao ascetismo religioso e secular, com a negação simbólica da vida sexual: monges e sovinas, sacerdotes e scholars com freqüência usam preto. Assim como o branco, é associado ao sobrenatural, mas com poderes das trevas, e não da luz. As Fúrias, as três deusas vingadoras do drama grego, sempre se vestem de preto, assim como as feiticeiras, os magos e outros praticantes de magia negra. Assim como o branco sugere inocência, o preto sugere sofisticação - que, afinal, muitas vezes consistes no conhecimentos ou experiência do lado obscuro da vida (o mal, a infelicidade e a morte).
Por mais sinistras que tais associações possam ser, usar roupa preta foi moda em épocas e lugares, desde o século XIV...

...o uso do traje todo preto, ou quase preto, pode ter vários significado.Quando todas as outras pessoas estão usando cores vivas ou suaves, o surgimento de um homem  ou uma mulher de preto pode causar um grande impacto dramático. Dependendo da situação e do estilo do traje, o recém-chegado pode parecer venerável, diabólico, perigoso, melancólico, pesaroso ou qualquer combinação dessas qualidades.

Eu pareço um ser diabólico e melancólico e venerável ao lado da minha irmã e da minha mãe? 


Um trecho do capitulo 7 Cor & Padrão do livro A Liguagem das Roupas de Alison Lurie que estou lendo atualmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário